Home Equipamentos Fabricantes e Revendas Locação EquipaNews TV da Obra Especiais Blog

7 invenções brasileiras que você nem imaginava

1- Marcha automática

cambio-automatico-chevrolet-cruze-ltz

Você acha uma maravilha os carros com câmbio automático? Pois saiba que, embora não sejam populares no Brasil, o mecanismo é invenção nacional. O canandense Alfred Horner Munro inventou a primeira transmissão automática em 1921, mas o dispositivo utilizava ar comprimido e nunca foi comercializado. Em 1932, os brasileiros José Braz Araripe e Fernando Lemos  desenvolveram a primeira transmissão automática com fluido hidráulico. O protótipo foi vendido para a General Motors que lançou, em1940, o Oldsmobile “Hydra-matic”.

2 – Urna eletrônica

urna_2000

Embora não esteja acima de qualquer suspeita, a urna eletrônica é considerada um dos métodos mais seguros de votação em todo o mundo e o Brasil já exporta a ideia para outros países. O aparelho registra votos por meio de um display com botões ou uma tela sensível ao toque que processa os dados por meio de um programa de computador. Os dados processados ​​são armazenados em um componente de memória removível e impresso. A urna eletrônica foi implementada pela primeira vez na cidade de Brusque, Santa Catarina, em 1989. Os técnicos garantem que o processo de votação é mais seguro e a contagem de votos mais rápida.

3 – Áudio portátil

61692-stereobelt-1972

Andreas Pavel é o inventor do reprodutor de áudio portátil e estéreo de fita cassete, mais conhecido como o Stereobelt. Antepassado do Walkman e dos dispositivos pessoais de áudio modernos, Pavel só entrou com a primeira patente do equipamento na Itália, em 1977. Em 1979, a Sony começou a vender seu Walkman, um modelo muito semelhante ao de Pavel. Depois de uma primeira rodada de testes, que durou até 1986, a Sony concordou em pagar royalties para Pavel e, em 2003, ambos chegaram a um acordo confidencial.

4 – Balão de ar quente

Passarola

O jesuíta nascido em Santos, Bartolomeu de Gusmão, é considerado o inventor do balão de ar quente, nos idos do século XVIII. A “passarola” chegou a ser lembrada por José Saramago em seu Memorial do Convento. O balão de ar quente é a tecnologia mais antiga e mais bem sucedida de voo humano. É constituída por um saco que contém o ar aquecido por uma fonte de calor. Uma vez aquecido, o ar no interior do saco é mais leve do que o ar exterior, impelindo o balão para cima. Anexado à bolsa, uma cesta transporta passageiros. As primeiras experiências com o balão de ar quente para ser usado como meio de transporte foram feitas no início de 1700 por Gusmão. Na época, ele conseguiu levantar um balão a uma altura de 4,5 metros, em frente ao Tribunal Português.

5 – Soro antiofídico

soros-antiofidicos-venenos-487

Vital Brasil é o nome do brasileiro responsável por criar o soro antiofídico, medicamento usado para tratar mordida com cobras venenosas e obtido a partir de anticorpos do sangue do cavalo. A fazenda onde Vital produzia seus experimentos deu origem ao Instituto Butantã, um dos centros mais importantes de produção de vacinas do país. A descoberta do soro aconteceu no início do século XX.

6 – Interface cérebro máquina

exoesqueleto

Durante a abertura da Copa do Mundo 2014, a apresentação do exoesqueleto, com o chute de um tetraplégico em uma bola, durou apenas alguns segundos. A pesquisa que motivou o experimento é considerada revolucionária e é desenvolvida pelo brasileiro Miguel Nicolelis, considerado um dos 20 maiores cientistas do mundo pela revista Scientific American. Ele lidera um grupo de pesquisadores da área de Neurociência na Universidade Duke4, Estados Unidos, no campo de fisiologia de órgãos e sistemas. Seu objetivo é integrar o cérebro humano com máquinas (neuropróteses ou interfaces cérebro máquina). Nicolelis e sua equipe foram responsáveis pela descoberta de um sistema que possibilita a criação de braços robóticos controlados por meio de sinais cerebrais. O trabalho é considerado pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) como uma das tecnologias que vão mudar o mundo.

7- Avião

14bis_pre_decol

A história é cheia de controvérsias, mas não há dúvida de que Santos Dummont entrou para a história em 1906 quando, em Paris, realizou seu primeiro voo durante uma apresentação para os franceses do Aéro-Club. O inventor brasileiro concebeu o 14-bis, um modelo que realizou a primeira decolagem e voo de um objeto mais pesado que o ar, superando a gravidade da Terra, o atrito do ar e as leis básicas da física.

COMENTÁRIOS
Logo Portal dos Equipamentos

O Portal dos Equipamentos é a maior plataforma online de negócios, serviços e jornalismo, dedicada ao mercado de máquinas, equipamentos e ferramentas para construção civil, infraestrutura e logística. Saiba mais

Boletins

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal dos Equipamentos.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo.

Assinar
© 1999 - 2017. Todos os direitos reservados.