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Equipamentos asseguram reconstrução da ciclovia Tim Maia, no RJ

ciclovia-tim-maia-rj-02Foto: lazyllama / Shutterstock.com

Redação Portal dos Equipamentos

A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou o início das obras de reconstrução do trecho da Ciclovia Tim Maia que desabou no último dia 21 de abril. O objetivo é que a execução – acompanhada de uma série de soluções de segurança emergenciais – ocorra em até 60 dias, garantindo a reabertura da via, que conecta Leblon e São Conrado, antes do início dos Jogos Olímpicos.

Técnicos do Instituto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ) e do Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH) investigaram as causas do acidente que causou a morte de duas pessoas. Eles concluíram que houve descumprimento das regras de segurança, bem como irregularidades na licitação e falhas técnicas no projeto executivo, como no dimensionamento da plataforma, que tinha resistência inferior à necessária para o esforço vertical das ondas.

Os técnicos apontaram algumas soluções que devem acompanhar a reconstrução da ciclovia. Todas elas incluem o uso de equipamentos de grandes dimensões para que a obra seja executada dentro do prazo. São elas:

▪ Reforço estrutural da plataforma, com a utilização de cargas adequadas aos esforços vertical e horizontal;

▪ Fortalecimento dos pilares;

▪ Ancoragem das estruturas na rocha para protegê-las de ondas raras, com recorrência de 100 anos. O reforço prevê cargas de até 6,6 toneladas por metro quadrado, de baixo para cima.

ciclovia-tim-maiaFoto: Fernando Frazão / Agência Brasil

Além da execução dessas obras, o projeto prevê a implementação do sistema Alerta Rio, do Centro de Operações do Rio (COR), que inclui a instalação de câmeras de vídeo e de sistemas de fechamento da via em caso de ressaca e ondas fortes. Para isso, serão colocadas duas boias de medição de altura, de direção e de frequência das ondas, que fornecem dados a cada 30 minutos. Novas boias serão posicionadas ao longo da costa.

Interdições para a execução dos reparos serão feitas nos oito pontos de acesso principal da ciclovia, e mais um complementar. Além disso, serão instaladas cancelas, correntes metálicas, placas informativas e sinais luminosos com acionamento remoto, e câmeras de vídeo para monitorar tanto as condições do mar quanto o acesso indevido de ciclistas e pedestres a locais proibidos.

Fonte do post: Agência Brasil

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