Home Equipamentos Fabricantes e Revendas Locação EquipaNews TV da Obra Especiais Blog

Navio petroleiro movido a energia eólica será realidade em 2019

Um navio petroleiro movido a energia eólica não é uma novidade na indústria marítima. Porém, para alavancar a tecnologia no setor – comum em embarcações de pequeno porte – a Norsepower Oy realizará testes em um navio petroleiro de 245 metros de comprimento e quase 110 mil toneladas.

O Long Range 2 (LR2), navio fornecido pela Maersk Tankers (empresa que atua no transporte de combustíveis), será adaptado com duas velas de rotor de energia eólica de 30 metros de altura e 5 metros de diâmetro. A instalação está prevista para o primeiro semestre de 2018. Os testes em alto mar, por sua vez, devem acontecer somente em 2019. A parceria também envolve a Energy Technologies Institute e a Shell Shipping & Maritime.

navio petroleiro movido a energia eólica

Créditos: Navio da Maerks com dois rotores de energia eólica da Norsepower (Divulgação)

Impactos sustentáveis

A expectativa das empresas é que o sistema de energia eólica no navio proporcione economia de até 10% de combustível. Esse percentual poderá aumentar em situações de ventos favoráveis, quando não será necessário utilizar os motores principais. Consequentemente, espera-se diminuir as emissões de gases poluentes.

O interesse por fontes alternativas de energia no setor ganha força com as regulamentações. Exemplo é a nova regra de controle de poluição marítima, que deve entrar em vigor a partir de 2020.

Redação Portal dos Equipamentos
COMENTÁRIOS
Logo Portal dos Equipamentos

O Portal dos Equipamentos é a maior plataforma online de negócios, serviços e jornalismo, dedicada ao mercado de máquinas, equipamentos e ferramentas para construção civil, infraestrutura e logística. Saiba mais

Boletins

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal dos Equipamentos.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo.

Assinar
© 1999 - 2017. Todos os direitos reservados.