Home Equipamentos Fabricantes e Revendas Locação EquipaNews TV da Obra Especiais Blog

Obras da Usina Hidrelétrica de Jirau estão na reta final

Crédito: fotos divulgação/pac.gov.br

Redação Portal dos Equipamentos

Uma das maiores obras de infraestrutura do país está em sua reta final. A Usina Hidrelétrica (UHE) de Jirau, localizada a 120 km de Porto Velho, em Rondônia, obteve no final de outubro a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para funcionar com as Unidades Geradoras (UGs) 47 e 48 conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). A primeira já foi sincronizada, enquanto a outra – a 50ª e última turbina – deve entrar em operação até o final de novembro.

Com investimento de, aproximadamente, R$ 17 bilhões, a usina atua até o momento com 96% de sua capacidade total. Ao ligar a 45ª turbina, em setembro, ela tinha se tornado a terceira maior geradora de energia do país. Após a conclusão da obra, fornecerá 3.750 megawatts (MW) para cerca de 10 milhões de residências, o que representará 3,7% de toda a energia hidrelétrica do país.

Com obra iniciada em 2013, a UHE de Jirau é formada por duas casas de força, uma com 28 unidades geradoras do tipo bulbo, instaladas no braço direito do Rio Madeira, e outra com 22, também do tipo bulbo, na extremidade sul da Ilha do Padre, respectivamente. Cada uma dessas unidades geradoras possui 75 megawatts (MW). Há, ainda, uma barragem de 62 m de altura e um reservatório com 361,6 km de água (no nível máximo normal).

A construção está sob responsabilidade do consórcio ESBR (Energia Sustentável do Brasil), formado pelas empresas Suez Energia, Eletrosul e Chesf.

COMENTÁRIOS
Logo Portal dos Equipamentos

O Portal dos Equipamentos é a maior plataforma online de negócios, serviços e jornalismo, dedicada ao mercado de máquinas, equipamentos e ferramentas para construção civil, infraestrutura e logística. Saiba mais

Boletins

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal dos Equipamentos.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo.

Assinar
© 1999 - 2017. Todos os direitos reservados.