Home Equipamentos Fabricantes e Revendas Locação EquipaNews TV da Obra Especiais Blog

Pá carregadeira sobre rodas ou sobre esteira? Saiba quando utilizar

Responda rápido: qual máquina da linha amarela você encontra com mais frequência no canteiro? Se você pensou em pá carregadeira, acertou. Ela marca presença na maioria das obras, justamente pela eficiência e versatilidade. Afinal, permite a realização de diversas atividades, desde o transporte de materiais e pequenas escavações, até o nivelamento do solo.

De modo geral, notabiliza-se por ser um veículo de estrutura mais compacta em relação aos demais da linha, como a retroescavadeira. Apesar disso, é reconhecida pela alta capacidade de carga (alguns modelos conseguem suportar mais de 1.000 toneladas), sendo utilizada com sucesso em serviços que demandam o deslocamento de grandes quantidades com mais rapidez.

Na hora de adquiri-la, saiba que existem bons e diversos fabricantes no mercado, com modelos, tamanhos e preços que se encaixam à necessidade de qualquer obra. Mas a escolha da máquina adequada vai depender da função que ela precisará exercer, do desempenho e até mesmo das condições do solo. Para isso, há dois tipos básicos: pá carregadeira sobre rodas e pá carregadeira sobre esteiras.

Pá carregadeira

Versátil, a pá carregadeira é amplamente utilizada na construção civil (shutterstock.com/rtem)

Qual tipo de pá carregadeira escolher?

A pá carregadeira sobre rodas é a opção mais recomendada quando o serviço exigir velocidade de deslocamento, grande mobilidade e capacidade para percorrer pequenas ou grandes distâncias em solos firmes e secos. Também é indicada para trabalhos de terraplenagem e carregamento de caminhões basculantes com areia, brita e outros materiais. No entanto, deve ser evitada em terrenos acidentados ou com grande quantidade de detritos, pois os pneus serão submetidos a muito esforço, gerando desgastes e outros danos.

Por sua vez, a pá carregadeira sobre esteira diferencia-se por ter mais estabilidade, tração e aderência ao solo. Com isso, não importa a condição do terreno em que será utilizada. Ela é indicada para superfícies fracas, de baixa capacidade de suporte ou úmidas. Não corre o risco de atolamentos, nem de patinações. Tem bom desempenho em escavações, transportes de entulhos, nivelamento de solo e demolições. No entanto, trata-se de uma versão de custo bem mais elevado para a obra.

Leia mais: Pá carregadeira x retroescavadeira: saiba especificar

Redação Portal dos Equipamentos
COMENTÁRIOS
Logo Portal dos Equipamentos

O Portal dos Equipamentos é a maior plataforma online de negócios, serviços e jornalismo, dedicada ao mercado de máquinas, equipamentos e ferramentas para construção civil, infraestrutura e logística. Saiba mais

Boletins

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal dos Equipamentos.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo.

Assinar
© 1999 - 2017. Todos os direitos reservados.