Home Equipamentos Fabricantes e Revendas Locação EquipaNews TV da Obra Especiais Blog

Rio de Janeiro tem o maior túnel subterrâneo do país

Crédito: Divulgação Concessionária Porto Novo

Redação Portal dos Equipamentos

O Túnel Prefeito Marcello Alencar abriu por completo a Via Expressa do sentido Zona Sul no Rio de Janeiro (RJ) em junho. O novo caminho, que tem capacidade para receber até 55 mil veículos por dia, promete melhorar a mobilidade urbana dos cariocas.

As duas galerias – Continente e Mar, que levam ao Aterro do Flamengo e à Avenida Brasil, respectivamente –, ligam o túnel de um ponto a outro. A passagem conta com três pistas e duas baias de refúgio em cada direção. Nove portas de emergência encontram-se entre elas em 3.382 metros de extensão.

Sistema de segurança

Construído a 43 m abaixo do nível do mar pela Concessionária Porto Novo – por meio da Operação Urbana Porto Maravilha –, o túnel possui um sistema de combate a incêndio que conta com 106 hidrantes com saídas duplas e 30 metros de mangueira cada. “Foram distribuídos 212 extintores de incêndio no interior, que podem ser acessados a cada 30 metros”, conta a equipe da concessionária.

O sistema de monitoramento é feito por 105 câmaras do Centro de Controle de Operações (CCO) da Concessionária Porto Novo que, ligado ao Centro de Operações Rio (COR), funciona 24 horas, todos os dias.

Limites de velocidade e informações gerais

Os limites de velocidade são 40 Km/h, 60 Km/h e 80 Km/h, de acordo com o tipo da pista. “O monitoramento é feito por uma equipe completa de profissionais treinados”, revela a equipe.

Diariamente e durante 6 horas – das 22h às 04h – o local ficará fechado para o tráfego de caminhões, pedestres, skatistas e ciclistas. É proibido estacionar nos recuos; eles devem ser utilizados apenas em casos de pane mecânica.

COMENTÁRIOS
Logo Portal dos Equipamentos

O Portal dos Equipamentos é a maior plataforma online de negócios, serviços e jornalismo, dedicada ao mercado de máquinas, equipamentos e ferramentas para construção civil, infraestrutura e logística. Saiba mais

Boletins

Fique informado e mantenha-se atualizado com os Boletins e Informativos do Portal dos Equipamentos.

Cadastre-se e receba gratuitamente o melhor conteúdo.

Assinar
© 1999 - 2017. Todos os direitos reservados.